QUEM SOMOS

A iniciativa de criar a ALAETI [Associação Latino-americana de Estudos da Tradução e Interpretação] surge da necessidade de um espaço de informação e intercâmbio para as pesquisas, pós-graduações, publicações e encontros acadêmicos sobre estudos da tradução e interpretação na região latino-americana.

Nossos objetivos gerais são: propiciar o contato entre professores e pesquisadores dedicados aos estudos da tradução e interpretação na América Latina, contribuir para o intercâmbio acadêmico nas línguas da América Latina (espanhol, português etc.), fomentar a mobilidade de estudantes e professores de pós-graduação e propiciar a publicação e difusão de pesquisas e também prover os meios para alcançar estes objetivos (site, boletins e banco de dados, entre outros).

A associação foi apresentada durante o XX Encuentro de Traductores Literarios [XX Encontro de Tradutores Literários] que teve lugar na Cidade do México, em setembro de 2011, durante o qual se fez uma reunião para começar a elaborar os protocolos de funcionamento e estabelecer uma declaração de objetivos e uma diretoria provisória.

Idealmente, cada um de nossos países deveria contar com um núcleo ou organização com as mesmas características, que pudesse servir de referência para os estudos da tradução e interpretação nacionais e que servisse de elo com a ALAETI. Lançamos cordialmente o convite para que procurem organizar-se dessa maneira, seja como organização independente ou como seção das organizações profissionais existentes.

Pedimos encarecidamente que façam circular esta informação em suas redes de contato, esperando que os acadêmicos e pesquisadores latino-americanos na área dos estudos da tradução e interpretação apoiem este projeto.

Para facilitar o contato e elaborar uma lista de possíveis membros, enviem-nos seus dados a  alaeti.asociacion@gmail.com

Atenciosamente,

Os organizadores:

Argentina: Patricia Willson (Universidad de Buenos Aires, EL Colegio de México, México); Andrea Pagni (Institut für Romanistik Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg, Alemania)

Brasil: John Milton (Universidade de Sao Paulo, Brasil); Walter Costa (Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil)

Chile: Gertrudis Payàs (Universidad Católica de Temuco, Chile)

Colombia: Martha Pulido (Universidad de Antioquia, Colombia); María Constanza Guzmán (Glendon College, Canadá)

México: Danielle Zaslavsky (El Colegio de México, México)

Convocantes de otros países:

Clara Foz (University of Ottawa, Canadá)

Georges Bastin (Université de Montreal, Canadá)